terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Autores Recomendados 1


Toda terça o blog A doutrina Social, irá postar sobre autores recomendando para apronfudamento da Doutrina Social da Igreja, teólogos, filósofos, jornalistas, historiadores e romancistas que mostraram seu amor e respeito a verdade evagélica dentro das suas profissões, épocas e possibilidades.

Thomas Malcolm Mudgerige
Thomas Malcolm Muggeridge (Croydon, Surrey, 24 de março de 1903 – Robertsbridge, 14 de novembro de 1990) foi um jornalista, escritor, satirista, soldado-espião e um acadêmico cristão britânico.Muggeridge em seus últimos anos ajudou a popularizar Madre Teresa de Calcutá e defendeu a Igreja Católica.

Mugeridege lutou na Segunda Guerra Mundial,foi espião do MI6 e reitor da Universidade de Edinburgo e denunciou o genocídio promovido por Josef Stalin na Ucrânia criticando fortemente a ocultação deste acontecimento realizada por jornalistas simpáticos à ditadura soviética. Pela sua luta a causa de mostrar ao mundo o trágico Holodomor, foi perseguido, demitido e apartir disso inicia sua conversão a igreja a católica.

Tendo passado boa parte de sua vida como agnóstico, Muggeride se converteu ao cristianismo, e escreveu "Redescobrindo Jesus" em 1969, uma coleção de sermões e artigos sobre sua nova fé. Em 1976 escreveu Jesus, O Homem Que Vive, um best seller.

Poucas obras em Português, mas vale muito a pena conhecer esse autor.

Ethienne Gilson
Étienne Gilson (Paris, 13 de Junho de 1884 — Auxerre (Departamento de Yonne), 19 de Setembro de 1978) foi um filósofo e historiador da filosofia e um dos mais destacados autores da filosofia neo-escolástica, especialista no estudo da obra de São Tomás de Aquino.

Os seus estudos sobre o pensamento medieval e em particular da obra de Tomás de Aquino são uma de melhores aproximações ao tema. Entre 1921 e 1932 ensinou filosofia medieval na Sorbonne de Paris. Pertenceu ao Collège de France e ajudou a fundar o Instituto Pontifício de Estudos Medievais de Toronto, no Canadá. Foi o líder do neotomismo católico em sua época. Foi eleito membro da Academia Francesa em 1946.
Foi também um incansável defensor da Filosofia Cristã, defendendo a sua real existência, a sua historicidade, a sua importância na história do pensamento em geral e a sua função na Filosofia, na Teologia e na Igreja Católica.

Tem dezenas de títulos lançandos em Português.

Daniel Rops
Daniel-Rops (Épinal, 19 de janeiro de 1901 – Aix-les-Bains, 27 de julho de 1965) foi um escritor e historiador francês cujo verdadeiro nome era Henri Petiot.
Foi professor de História e diretor da revista Ecclesia (Paris), e tornou-se mundialmente famoso sobretudo pelas obras de historiografia que publicou: a coleção História Sagrada, que abrange os volumes: O povo bíblico (1943), Jesus no seu tempo (1945) e os onze tomos desta História da Igreja de Cristo (1948-65). Também foi autor de diversos ensaios, obras de literatura infantil e romances históricos, entre os quais destacam-se: Morte, onde está a tua vitória? (1934) e A espada de fogo (1938). Foi eleito para a Academia Francesa em 1955.

Os onze tomos da História da Igreja, são uma das melhores obras da historiografia cristã já lançadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário